Porque a vida merece ser "degustada"


Um jurássico doce e candidato ao Guiness na...Lourinhã

14-08-2017 16:40

Foto de Academia Profissional Cake Design.

De 2,72 mt de diâmetro, é o maior ninho de dinossauros em chocolate e candidato ao Guiness Book. Confecionado  na Lourinhã, Capital dos Dinossauros, e da iniciativa e responsabilidade de 12 elementos da Academia Cake Design, o resultado final foi: 150 ovos, 30 embriões e 32 Dinossauros bebés. Integrado na 1ª Edição "Dinossauros saem à rua", que decorreu entre os dias 11 e 13 de Agosto/17 na Lourinhã, o gigante ninho de dinossauros fez parte de um programa mais vasto de atividades culturais: ateliers para crianças, jogos, sessões de cinema a 360º, exposições, street food, microconferências e concertos itinerantes.

A região da Lourinhã é riquíssima em ossos fossilizados de dinossauro, pertencentes a várias espécies. Os dinossauros da Lourinhã são muito antigos, cerca de 150 milhões de anos atrás, numa altura em que não existiam pessoas. A Lourinhã também era muito diferente do que é hoje. Um rio corria nesta região e florestas de grandes árvores ocupavam as suas margens, sendo que os dinossauros herbívoros comiam as folhas destas árvores.
Para além dos ossos de dinossauro, são também encontrados outros materiais fossilizados: pegadas de dinossauro, troncos de árvore, tartarugas, crocodilos, peixes, e restos/vestígios de muitas outras formas de vida que existiram naquela altura e que se encontram no Museu da Lourinhã. Neste museu, os fósseis são conservados e restaurados no laboratório, para que possam ser estudados e depois expostos.

Pela Lourinhã, encontram-se ainda pelas ruas, réplicas à escala real de dinossauros cheias de autenticidade, num total de 18 que aí estarão até aos primeiros dias de Setembro/17. A partir de 2018, os modelos de dinossauro vão ficar em exposição permanente no futuro Parque dos Dinossauros, que deverá abrir nessa altura, ocupando na primeira fase, 10 dos 30 hectares do terreno, num investimento de 3,5 milhões.

Parabéns Lourinhã.

—————

Voltar