Porque a vida merece ser "degustada"


Toda a vida é uma mudança...

31-05-2017 12:04

Resultado de imagem para o mundo é composto de mudanças

Citando H. G. Wells "Por que havemos de temer as mudanças? Toda a vida é uma mudança." A crise é inerente à vida e sem ela é impossível crescer. A nossa vida implica uma série de etapas críticas: com o nascimento, temos de conseguir sair do útero materno; na infância, temos de aprender a andar, a falar, a saber separarmo-nos da nossa mãe e a reconhecer a figura do pai; na adolescência, na maturidade e na velhice, temos de lidar com os conflitos existenciais. Na vida, temos de renunciar a uma parte do que somos para virmos a ser o que podemos ser.A mudança só é positiva se nos conduzir à transformação. A mudança é desprovida de simplicidade e de caminhos desimpedidos.

O que têm em comum Martin Luther King, Gandhi, Mandela, Madre Teresa de Calcutá ou Viktor Frankl? Para além de terem dons e talentos, de superarem obstáculos e de serem exemplos de bondade, o seu legado mudou paradigmas, mudou a visão do potencial humano, do que este é capaz de criar. São exemplos de pessoas que sofreram, desesperaram, padeceram, suportaram mas que nunca se renderam.

O filósofo Khun lembra que todas aquelas pessoas que conseguiram modificar a forma de se ver o mundo, foram negadas, perseguidas e excluidas da sociedade (Copérnico, Galileu Galilei, Louis Pasteur, Leonardo Da Vinci, Einstein, entre outros). A restrição e o sofimento levam a que se entregassem à sua causa, a que oferecessem um legado, a que promovessem o bem-estar e a que ampliassem a consciência humana. Os grandes sofredores e grandes sofredoras da história, deram um enorme contributo para a espécie humana porque passaram por grandes crises e mantiveram a coragem, a esperança, o foco, o esforço, o rigor e a vontade.

Tal como referiu Benjamin Disrael: "Não há educação como a que é dada pela adversidade."Também Freud afirmou que tinha sido um homem afortunado dado que nada na vida lhe tinha sido fácil. E o nosso Camões? Dizia que:

Camões

Assim, a fase da crise é necessária para a evolução e tudo é uma questão de atitude perante a vida, perante os desafios, perante as dificuldades. Levantar ou cair? Persistir ou desistir?

Deixem-se inspirar, deixem-se transformar.

—————

Voltar