Portugal...os cinco princípios para uma ambição

16-05-2017 11:39

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Desde há algum tempo que observo um tráfego constante de caravanas e de autocaravanas nas estradas nacionais. Já se deram conta da grande mudança? Apenas por aí - e pelo número de posts que aqui tenho publicado acerca do sucesso turístico do nosso país - dá para ver como Portugal se tem dado a conhecer de uma forma gigantesca. Mas, não tem sido por mero acaso, tudo é fruto de uma vontade férrea de FINALMENTE fazer valer as excelentes qualidades do nosso país e a intervenção é de todos e de todas nós. Desde o Plano Estratégico Nacional do Turismo que atuou de 2006 a 2015, à dedicação, motivação e empenho de todas as pessoas intervenientes e envolvidas na atividade turística de uma forma global, a todas as pessoas que contribuem com as suas ideias e iniciativas para tornarem Portugal mais vísivel e melhorado, a todas as empresas produtoras que com os seus produtos têm promovido Portugal e ao documento orientador Turismo 2020 elaborado pelo Turismo de Portugal, todos SOMOS PORTUGAL. Todos devemos ser Portugal. Cada português, cada portuguesa deve ser um embaixador, uma embaixadora do nosso país.

A economia portuguesa reforçou agora o ritmo forte iniciado na segunda metade do ano passado e cresceu 1% durante o primeiro trimestre de 2017, fazendo subir a variação homóloga do PIB de 2% para 2,8%. Este é o resultado mais positivo desde o quarto trimestre de 2007, período em que o crescimento homólogo foi igualmente de 2,8%. Para encontrar um valor mais alto, é necessário recuar até ao final do ano 2000 e o principal motor do crescimento está, nesta fase, nas exportações de serviços, nomeadamente de turismo. Entre janeiro e março deste ano, Portugal recebeu 3,4 milhões de turistas, que foram responsáveis por 8,8 milhões de dormidas no País. Os números refletem um crescimento de 6,7% e 5,6% face ao período homólogo, e continuam a dar um importante contributo para a criação de riqueza nacional.

Mas, voltando ao documento Turismo 2020, existem cinco princípios para se concretizar a ambição de tornar Portugal no país mais ágil e dinâmico da Europa e num dos dez destinos mais competitivos do mundo. São eles: a Pessoa, a Liberdade, a Abertura, o Conhecimento e a Colaboração. O foco é nas pessoas, nos turistas e na procura, no respeito pela liberdade de escolha das pessoas e pela liberdade de iniciativa das empresas do setor, de forma a responder às motivações dos turistas. O foco deve ser na abertura à mudança, na inovação, na criatividade e na concorrência. O foco é também no conhecimento, nas novas oportunidades de negócio, rumo a um destino turístico inteligente, por oposição à conservação dos velhos modelos de promoção e de negócio. Por último, há a salientar a necessidade de colaboração, de cooperação entre regiões, empresas, setores e países (ex: produtos turísticos transfronteiriços).

Portugal a caminho de ser:

Um destino sustentável e de qualidade

Um destino de empresas competitivas

Um destino empreendedor 

Um destino ligado ao Mundo

Um destino gerido de forma eficaz 

Um destino que marca 

SOMOS PORTUGAL.


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