Porque a vida merece ser "degustada"


Pessimista ou otimista?

17-05-2017 12:57

O psiquiatra David Burns afirma que os sentimentos negativos relativos a nós, às relações e à vida, têm origem em pensamentos pessimistas. O pessimismo faz sobressair os defeitos e até os êxitos parecem fracassos. Recorrer a uma lente negativa e filtrar os aspetos positivos, contribui para a crença de que muito pouco nas nossas vidas funciona corretamente. Isso acontece quando as partes do nosso ego assumem a liderança e filtram os aspetos positivos, não para nos magoar, mas para nos proteger.Desta forma, por exemplo, a tensão ou o nervosismo pode estar a tentar-nos avisar de que há uma ameaça mas ao contrapormos o sentimento de frustração, estamos a dar um safanão para que passemos à ação. Quando existe uma luta entre estados de espírito é porque cada um quer fazer sobressair a sua "voz" na solução do dilema e aí temos de os "ouvir" como se fossem pessoas dentro de nós e assumirmos a liderança na situação, certificando-nos do estado de espírito que nos é mais benéfico, capaz de satisfazer as nossas necessidades e optarmos por um ponto de vista mais vantajoso e otimista.

Uma outra questão importante é a ilusão de pensarmos que as outras pessoas têm o que não temos, de usarmos a vida dos outros, das outras, como medida para avaliar a nossa e aí julgamo-nos injustamente e são bloqueados os talentos e as capacidades que possuimos. Esta distorção torna a nossa vida "vazia" e  carente, mesmo quando as outras pessoas nos consideram excelentes.

"Os tontos rejeitam o que vêem, não o que pensam; os sábios rejeitam o que pensam, não o que vêem."

(filósofo chinês Huang Po)

A primeira e pior de todas as fraudes é enganarmo-nos a nós mesmos/as. É necessário reconhecer os nossos defeitos, erros e limitações mas através de uma avaliação honesta, sem ampliações e equilibrar as lacunas com as conquistas. Tempos de nos avaliar de forma genuina e receber a mesma ternura e respeito que damos às outras pessoas.

Assim, quando um colega ou uma colega de trabalho o/a felicitar quanto ao seu trabalho, em vez de dizer "Não foi nada de especial, qualquer pessoa podia tê-lo feito", diga "Obrigada, fico contente por estar satisfeito/a com o meu trabalho." Simples assim.

Deixem-se inspirar, deixem-se transformar.

 

 

—————

Voltar