Porque a vida merece ser "degustada"


Parque Natural Peneda-Gerês...um dos melhores da Europa

21-04-2017 11:12

Resultado de imagem para campo nacional peneda-gerês

A Lonely Planet, a maior editora de guias de viagem do mundo, selecionou os melhores parques nacionais da Europa e Portugal surgiu na lista - claro - com o seu Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Citando a Lonely Planet sobre o nosso Parque Peneda-Gerês, "Há cerca de 300 milhões de anos, uma colisão continental uniu a Península Ibérica e a Europa, resultando no anfiteatro da Serra da Peneda, Serra do Soajo, Serra Amarela e Serra do Gerês, dominada por múltiplos penhascos de granito e lajes. Os campos glaciais que cobriram estas montanhas durante a idade de gelo do Pleistoceno não são vistos em nenhuma outra parte."

O Parque Nacional da Peneda-Gerês integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, ocupa uma área de 69 596 hectares e abrange o território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre. Forma um contínuo com o Parque Natural espanhol da Serra do Xurés e os dois parques formam o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Em Maio de 2009, o parque transfronteiriço foi declarado Reserva Mundial da Biosfera e em 2008, integrou a rede PAN Parks, rede de excelência onde estão incluídas apenas as melhores áreas naturais da Europa (áreas wilderness).

Há muitos anos que não visito a Serra Peneda Gerês mas é de lá que trago a recordação de a ter atravessado por caminhos de chão e de pedra e de, a certa altura, ter sido obrigada a parar o carro porque uma vaca se decidiu atravessar no caminho. Fantástico.

Hoje, podemos usufruir de uma maior e mais diversificada oferta para uma estadia fantástica: pousadas, bungalows, camaratas do campo, enfim...tudo são excelentes opções para quem ama a Natureza e uns dias tranquilos.

A nossa marca está no mundo...continua no mundo. Parabéns.

Resultado de imagem para campo nacional peneda-gerêsResultado de imagem para campo nacional peneda-gerês

—————

Voltar