O Grande Lago Alqueva...

31-05-2017 10:54

Praia-fluvial-de-Monsaraz-(3)Resultado de imagem para grande lago alquevaResultado de imagem para grande lago alquevaPraia-fluvial-de-Monsaraz-(5)

Amanhã, dia 01 de Junho/17 é inaugurada a primeira praia do Alqueva em Monsaraz, no Grande Lago Alqueva

É um dos maiores lagos artificiais da Europa, construído sobre o Rio Guadiana. Tem uma albufeira de 250 km2 e abrange cinco concelhos do Alentejo, com imenso para visitar. Na margem direita, encontramos os castelos de JuromenhaAlandroalTerenaMonsaraz e Portel e, na margem esquerda, Mourão e Moura, que são miradouros privilegiados sobre este espelho de água. 

O lago tem ótimas condições para atividades ao ar livre e para a prática de desportos náuticos como a vela, o ski e wakeboard ou para passeios em canoa e kayak, sempre tão revigorantes. Para os amantes das caminhadas e da bicicleta, há percursos cursos sinalizados que se podem fazer. São uma boa forma de descobrir costumes e tradições e nos integrarmos com as populações locais.

Dado que o Dia da Criança é já amanhã, é um bom sítio para fazer uma surpresa à família no próximo fim-de-semana, levando-a num passeio pelas estradas panorâmicas em redor do Alqueva ou, melhor ainda, alugar um barco-casa e dormir debaixo de estrelas. O que também é uma ideia a considerar para um fim-de-semana romântico. Não podemos esquecer que estamos numa região onde o céu foi considerado pela UNESCO uma reserva para observação de estrelas. À noite, as luzes públicas são reduzidas ao mínimo, para possibilitar as condições perfeitas para ver o céu, mesmo para os mais astrónomos mais principiantes.

Não podemos deixar de ir à nova Aldeia da Luz, a única povoação submersa pelas águas da barragem que teve de ser literalmente mudada de sítio. A propósito, foi criado um Museu, em que grande parte do espólio é constituída por objetos dos habitantes e onde todas as memórias da antiga aldeia ficaram registadas.

Também a localidade de Monsaraz é incontornável. Uma vila-museu medieval preservada, com muralhas e ruas de xisto que encanta e surpreende. Muito próximo, na área do Convento da Orada, o Cromeleque do Xerez, de forma quadrada, é uma visita obrigatória.

Naturalmente, no Alqueva, como por todo o país, não é possível resistirmos aos sabores da comida regional. Neste caso, destacam-se as açordas, as migas, os pratos de carne de porco, os enchidos e os vinhos do Alentejo.

Mas, voltando à praia fluvial do Alqueva, a mesma dispõe de duches públicos, de chuveiro duplo com lava-pés e de rampas de acesso à água para visitantes de mobilidade reduzida. É uma praia fluvial com 120 metros de extenão, com posto de vigilância para nadadores-salvadores, com 20 toldos com sombra, além das árvores, com qualidade reconhecida pela Associação Bandeira Azul da Europa e onde se pode usufruir também de uma piscina flutuante de 100 m2  com solário para crianças e adultos.

Do que estão à espera?Bom descanso, bons banhos.


Contactos

Pieces of Moments