Porque a vida merece ser "degustada"


Missão País é...só querer ser feliz

08-02-2017 13:37

Resultado de imagem para missão país

Tomei conhecimento desta linda Missão no Domingo passado, quando um grande grupo de jovens de t-shirt amarela (identificada com Missão País) e de crucifixo ao peito, se apresentou na Igreja e acompanhou toda a missa. Fiquei feliz por verificar que ainda existem muitos sinais positivos, muitos sinais de esperança à nossa volta. Falamos de jovens do séc. XXI que nos fazem acreditar que, apesar dos índices crescentes de indisciplina nas escolas (notícia divulgada ontem pelos media), a juventude ainda é uma fonte de esperança. Aquele encontro e aquela presença dos jovens, com a sua brilhante participação nos cânticos, e  acompanhados de viola, foram, por si só, um momento de grande comunhão, um momento especial, um momento extraordináriamente bonito. No final, dois representantes da Missão dirigiram-se à comunidade, explicando que eram jovens universitários e que durante a corrente semana visitariam casas para conversarem um pouco com as pessoas e que diáriamente estariam presentes, quer no Terço, quer na missa. Fiquei tão agradada que ontem fiz questão de assistir ao Terço no final da tarde. Que momento mágico, que paz, senti-me de novo bem, muito bem. Depois disso, também a minha pequenita comentou comigo que eles tinham estado na Escola Primária para brincarem com as crianças. Por tudo isto, não poderia, não deixaria de vos dar a conhecer esta minha experiência. 

Fui hoje procurar saber um pouco mais acerca desta Missão e encontrei-a aqui: Missão País. O lema não poderia ter sido mais acertado "Inspirar gerações que vivam a fé católica em missão". Quanto aos valores, falam de Transformação, Unidade, Compromisso, Oração e Amor ao Próximo.

Estes jovens missionários partem em grupos de cerca de 50 da sua faculdade ( 45 Missões em 39 diferentes Faculdades - Lisboa, Porto, Coimbra e Braga), para uma semana de missão, a qual está dividida em três partes complementares: missão externa (contactos com a comunidade), missão interna (voluntariado e missa diária) e missão pessoal (aprendizagem a partir da experiência adquirida).

De salientar também ​a Campanha da Mãe Peregrina nas Faculdades, a qual "nasce de um desejo profundo de querer transformar Portugal, começando pelo meio onde cada um está inserido e na sua Missão concreta, que nesta etapa da vida é ser estudante."

Parabéns. Bem-hajam. A mim, inspiraram-me. Amanhã inicio a minha preparação para o Crisma.

"A constante mais respeitável, evidente, iluminada e fiável do mundo é, não apenas que queremos ser felizes, mas que só queremos ser felizes. A nossa própria natureza assim o exige."

 Santo Agostinho

 

 

—————

Voltar