Minha Pátria é a Língua Portuguesa...

22-02-2017 10:10

Resultado de imagem para dia internacional da lingua materna

Proclamado em 1999 pela UNESCO, ontem, dia 21 de Fevereiro/17, comemorou-se o Dia Internacional da Língua Materna, tendo passado na RFM um desafio aos ouvintes, que consistia em lhes perguntar sobre a palavra que escolheriam para homenagear a Língua Portuguesa. Adivinhem qual foi. SAUDADE foi a mais escolhida.

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da lingua portuguesa e também na música popular, particularmente no Fado. Saudade descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor e acredita-se que o termo foi cunhado na época dos Descobrimentos Portugueses, quando a palavra esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. 

Saudade faz parte da nossa identidade, da alma portuguesa e não tem tradução em qualquer outra língua. É uma palavra só nossa. Saudade é um misto de melancolia e de alegria pois apenas temos saudade do que foi bom para nós e que portanto, existiu, fez e fará eternamente parte da nossa história de vida, nunca será apagado. Saudade faz parte de um caminho feliz que é nosso, em que algo ficou para trás, não ficou connosco mas que existiu e não será apagado por nada nem ninguém. Se a saudade nos faz bem, relembrando o melhor das nossas vidas, se nos coloca um sorriso ténue no rosto, deixemo-la ficar. Mas...nada de mágoas, nem de outros retrocessos ou ressonâncias emocionais. Isso não.

"Saudade é aquilo que fica daquilo que não ficou" (Humberto Queiroz)

Resultado de imagem para saudade


Contactos

Pieces of Moments