Porque a vida merece ser "degustada"


Mãe, Pai, um recado para vocês...

22-09-2016 11:14

Resultado de imagem para estudar

Foi com bastante agrado que recebi, do ATL da mais pequenita, um recado ESPECIAL acerca do início de mais um Ano Letivo. O recado dizía isto:

"Pai, mãe, este ano letivo...

Elogiem-me;

Acompanhem-me de perto, estejam presentes;

Conversem comigo, façam-me perguntas, relacionem-se comigo para além do assunto escola;

Estejam atentos para verem se estou feliz;

Ajudem-me a gostar do que aprendo;

Programem comigo o estudo MAS também o lazer;

Acreditem em mim e que vai correr tudo bem;

Deixem-me desabafar (muito) sobre os professores, aulas, colegas, sem me culpar de imediato;

Sejam otimistas, mesmo quando sou pessimista;

Lembrem-se que sou mais do que um aluno."

É SEMPRE bom alguém nos fazer lembrar disto para que tenhamos a consciência 'viva' do que é importante. Por outro lado, leva-me também a ficar preocupada e zangada pois se esta mensagem nos está a ser passada é porque algo certamente vai mesmo muito mal em certos contextos familiares. Todos nós, enquanto pais e mães temos as nossas falhas mas...não podemos falhar sempre, e sem disso ter consciência. Pergunto: como é possível não se falar com as crianças, levar a vida num desapego e desinteresse total pelo que se passa na vida dos nossos filhos e filhas?

Encaro este recado como um grito de alerta, uma chamada de atenção ou até mesmo uma repreensão para pais e mães cuja conduta deixa muito a desejar e questiono-me até: será que leram o recado?

Obrigada Petiz (www.opetiz.pt/) por continuar a ser a 2ª casa da minha pequenita desde os 4 meses de idade. Congratulo-os por esta e tantas outras iniciativas e sobretudo pela vossa forma de estar com as crianças. Vocês fazem de facto os nossos Petizes bem mais Felizes. Bem-hajam!

 

 

—————

Voltar