Porque a vida merece ser "degustada"


Lembranças saudáveis para o Natal...

02-12-2017 17:16

Resultado de imagem para azeites, vinagres, especiarias, sementes, chásImagem relacionada

Resultado de imagem para sementes, chás

Resultado de imagem para azeites, vinagres, especiarias, sementes, chás

Resultado de imagem para compotas caseiras

Uns chás, especiarias, azeites e vinagres aromatizados, doces caseiros ou sementes podem ser uma excelente opção de lembrança de Natal. Úteis e saudáveis. Mas falemos primeiro de chás.Desde o chá preto, combustível ou prebiótico para as bactérias amigas, ao chá verde, antioxidante e acelerador do metabolismo, ao chá branco, também antioxidante e eficaz no combate à gordura abdominal, achá de camomila, com poder relaxante e capaz de promover uma noite de sono descansada. ao chá de hortelã-pimenta, redutor de apetite, ao chá oolong, tradicional na China, capaz de reduzir a gordura corporal e o peso, ao chá de dente-de-Leão, que combate o inchaço ou achá de rooibos, eficaz no controlo dos níveis de açúcar no sangue, as ofertas são imensas. E podem sempre acompanhar com a oferta de uma bela chávena de chá.

Depois, as especiarias como a pimenta branca, a pimenta preta, a salsa seca, o alho em pó, o açafrão-das-índias, o colorau, o caril, o anis, o cardamomo, o cominho, o gengibre, a mostarda, a pimenta-caiena, entre outros, podem ser as promotoras de uma volta ao mundo dos sabores.

Temos ainda a vasta oferta de frascos bem giros, repletos de doces caseiros e saudáveis ou então as caixinhas de biscoitos de aveia, brownies de batata-doce, chips de maçã com canela, bolinhas energéticas feitas com tâmaras, brigadeiros de cacau cru, etc.

Depois, claro, temos os nossos belos azeites e vinagres aromatizados, que fazem toda a diferença no tempero dos nossos pratos. 

Para terminar, existem muitas sementes, que fazem um acompanhamento excelente no prato, na sopa ou no iogurte. São elas a quinoa, o sésamo,  a chia e a linhaça. Ao contrário da quinoa, que pode ser usada como substituto do arroz e massa ou como ingrediente para umas papas, as outras sementes podem ser apenas consumidas como topping, bastando pequenas quantidades para ganhar mais saúde.

E aqui ficam umas excelentes dicas de lembranças para o Natal. A saúde agradece :)

 

—————

Voltar