Porque a vida merece ser "degustada"


Hoje, é 5ª feira da Espiga...

25-05-2017 11:30

Resultado de imagem para dia da espigaResultado de imagem para poemas sobre dia da espiga

Recordo-me bem deste dia. Era um dia normalmente quente, em que saíamos para passear com a professora primária para apanhar a espiga. Era um dia especial em que adorávamos a ideia de ir até ao campo colher o nosso raminho.Que felicidade. Tão bom que as escolas mantivessem esta tradição.

Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga é uma celebração portuguesa que ocorre no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereiais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

O Dia da Espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o raminho.

São seis, as plantas  que compõem o raminho, cuja simbologia explico a seguir:

Espiga – pão (o desejo que nunca falte pão, comida em casa)

Malmequer – fortuna (ouro e prata)

Papoila - amor e vida

Oliveira - paz (a pomba da paz que traz precisamente um raminho de oliveira no bico)

Alecrim – saúde e força

Videira - alegria

A 5ª feira de Ascensão celebra a subida de Jesus ao Céu, 40 dias depois de ter ressuscitado. Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, e levou-os ao Monte das Oliveiras. Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os. 

E...já é quase meio-dia...vamos parar um pouco e aproveitar para vivenciar o momento.

Feliz Dia da Espiga!

—————

Voltar