Porque a vida merece ser "degustada"


Especial praia: snacks saudáveis

27-05-2017 19:17

 

Resultado de imagem para snacks de praia saudáveis

Bem, hoje foi dia de assitir de novo a um workshop no âmbito das Jornadas da Saúde e Bem Estar. Estive na Loja da Horta Biofrade-Agricultura Biológica, onde foram apresentadas várias alternativas para lanches de praia, tendo sido confecionados uns deliciosos Bolinhos de Aveia e Cenoura e uma pasta salgada (Humus-pasta de grão e vegetais) que se provou com palitos de vegetais. Oportunamente, partilharei convosco algumas receitas: Nuggets Vegan, Muffins de aveia e banana ou de batata doce, Bolinhos de aveia e cacau magro, Bolinhos de abacate a cacau magro, entre outros.

Do que retive, a palavra-chave para o consumo de refeições saudáveis é ORGANIZAÇÃO, dado que teremos de planear antecipadamente o que temos ou não de comprar e, se se tratarem de snacks para levar para a praia, teremos de ter em conta a questão do calor. Neste caso, deve-se optar por alimentos secos - saladas, fruta inteira, pão, frutos secos, conservas (de atum, por exemplo) e evitar alimentos húmidos - ovos, iogurtes, leite, fiambre e queijo. 

Uma outra questão importante abordada foi a rotulagem de produtos, outro aspeto essencial a ter em conta na compra de alimentos, dado que quantos menos elementos tiver, menos processado é.

Tal como defendia Hyppocrates, considerado o "pai da medicina": "Que o seu remédio seja o seu alimento e que o seu alimento seja o teu remédio".

No final do Workshop, não saí sem passar pela prateleiras da Loja da Horta e de lá trouxe umas bolachas de cacau magro, uns cereais, umas barritas e umas bolachas de gengibre. Voltarei de certeza.

Foi mais uma experiência interessante, agradável e saborosa. Prometo partilhar em breve algumas receitas simples e saudáveis. Parabéns.

 

 

—————

Voltar