Porque a vida merece ser "degustada"


Em busca do diamante em bruto...

18-05-2017 13:57

Resultado de imagem para diamamnte em brto

Viver a vida com confiança dá-nos a consciência de que temos escolhas e a capacidade de ver uma determinada situação a partir de uma variedade de perspetivas. A forma como escolhemos analisar as situações e não as condições propriamente ditas, determina a nossa felicidade e paz de espírito. Esta é a verdade fundamental ensinada por filósofos, líderes espirituais, psicólogos e consultores. A partir do momento em que conseguimos ver uma situação de mais de um ponto de vista, a nossa confiança torna-se mais forte e acaba liderando a maior parte das circunstâncias. Tal como os dois lados de uma moeda, cada situação contém aspetos bons e maus e podemos olhar para o lado positivo ou para o lado negativo. Podemos ver os ganhos e as perdas, os princípios e os fins. Quando celebramos mais um aniversário, podemos pensar que já percorremos grande parte da vida ou pensar que ainda temos outro tanto a percorrer, quando entramos num roseiral, podemos ficar extasiados/as com a beleza e fragrância das rosas ou podemos sentir-nos repelidos/as pelos seus picos. Podemos sempre encontrar um resquício de algo bom no mau se o procurarmos, mais beleza do que defeitos, mais esperança do que desespero, mais bençãos do que desilusões.

Ao nos apercebermos de que as coisas acontecem como devem acontecer, podemos começar a aceitar as situações, sabendo que há algum bem inerente. Pensar nos erros e nos fracassos como lições, pode manter-nos otimistas e impedir a desesperança e a falta de coragem. Erros entendidos como lições contribuem para a confiança e para o êxito; erros entendidos como fracassos, minam a confiança e o sucesso.

Este é o desafio de encontrar o "diamante" em bruto. Podemos determinar o desafio contido em cada experiência negativa e questionarmo-nos: "O que posso superar aqui?".

Deixem-se inspirar, deixem-se transformar.

—————

Voltar