Porque a vida merece ser "degustada"


Como lhe surgiu a inspiração para escrever?

11-07-2019 16:16

Hoje, tive mais uma Hora do Conto, mas desta vez, estive com um público já na idade das leituras. E foi bom, muito bom. Foi bom, sobretudo porque fui muito interrogada e porque, desta forma, sei que as "sementinhas" ficaram a germinar nas mentes e nos corações. Foi bom, porque também me lembraram que ser feliz é sentir boas emoções, que a leitura faz com que se façam boas composições e que a inspiração faz magia.

"Como é que teve inspiração para escrever a história?" - perguntou-me um menino. Expliquei-lhe que foram as minhas experiências de trabalho e as minhas experiências como mãe e que a inspiração chegou de mansinho e de forma espontânea, impulsionando-me a escrever naquele mesmo momento. "Por isso, foi um momento mágico e esta é uma magia que acabou por criar um livro, uma história. Esta é uma magia que se pode ver" - disse-lhe. 

Nestas iniciativas, também é notória a falta de entusiasmo e de curiosidade nas crianças - poucas, felizmente - que não vivem em ambiente de leitura familiar, o que por si só, me dá maior alento para continuar a propagar o aspeto crucial, valioso e diferenciador da leitura no desenvolvimento da personalidade de cada ser humano. Potenciar o investimento na leitura, deveria ser um dado adquirido em todos os agregados familiares.

O Prado da Felicidade tem, por conseguinte, uma missão exigente, muito exigente pela frente. Termino, deixando ficar duas citações, uma de Robert Fogel e outra de Bertrand Russell:

 " A crise moral é o traço definidor da nossa época e a maior ameaça à sobrevivência da nossa sociedade." Robert Fogel

"...se a sabedoria não avançar na medida do conhecimento, ao avanço do saber corresponderá o avanço do pesar." Bertrand Russell

 

 

—————

Voltar