Porque a vida merece ser "degustada"


Coimbra é uma lição, de sonho e tradição...

23-09-2016 11:54

 

Resultado de imagem para coimbra

"Coimbra é uma lição,de sonho e tradição...a Lua a faculdade, o livro é uma mulher, só passa quem souber, e aprende-se a dizer saudade, Coimbra do choupal,ainda és Capital, do amor em Portugal, Coimbra das canções,tão meiga que nos pões...Coimbra dos doutores, p'ra nós os teus cantores, a fonte dos amores és tu" - assim cantou a nossa Diva do Fado, Amália Rodrigues.

Tudo me leva hoje a falar de Coimbra. Coimbra é mítica: uma cidade históricamente universitária, não fosse a Universidade de Coimbra, uma das maiores universidades de Portugal, fundada em 1290 por D. Dinis.

Banhada pelo lindo Rio Mondego, é uma das cidades mais antigas do país, tendo sido a capital de Portugal antes de Lisboa, e apresenta como principal ex-libris a sua Universidade, a primeira fundada em Portugal e uma das mais antigas da Europa. Por isso mesmo, Coimbra é a Cidade do Conhecimento e a Cidade dos estudantes. No dia 22 de Junho de 2013, a Universidade de Coimbra foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra foi berço de nascimento de seis reis de Portugal, da 1ª Dinastia.

Para seguir estudos superiores, Coimbra foi durante séculos, escolhida por um largo número de jovens de todos os cantos de Portugal por ser a única universidade Portuguesa. Ainda hoje, apesar da existência de uma vasta rede de ensino superior em Portugal, a cidade goza de algum desse estatuto herdado do passado, a que não é alheia a diversificada oferta nos vários campos de educação, mas também a reconhecida qualidade e prestígio da maioria dos cursos da histórica e emblemática Universidade de Coimbra, assim bem como o seu famoso ambiente estudantil e a vasta tradição académica que lhe está associada.

Coimbra tem um vasto património cultural: a Sé Velha, a Sé Nova, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, a Quinta das Lágrimas (conhecida pelo amor proibido do rei D. Pedro e D. Inês); a Biblioteca Joanina; a Torre de Almedina, entre tantos outros monumentos.

Coimbra tem ainda o icónico Fado de Coimbra, Portugal dos Pequenitos, as ruínas de Conímbriga, o Penedo da Saudade ( parque e miradouro da cidade, construído em 1849, ligado à cultura coimbrã e à sua academia, onde se pode encontrar inúmeras placas comemorativas de eventos ligados à vida académica, além de poesias de alunos).

Coimbra é uma cidade romântica, em que é "o sonho que comanda a vida", é uma cidade envolvente e boa anfitriã para os milhares de jovens que um dia de lá saem com o diploma na mão e em que, acredito, lhes vai deixar SAUDADE.

Curiosamente (ou não) foi a 2ª escolha do meu filho e acredito que foi uma escolha especial pois, sem a conhecer, escolheu-a. Coimbra é isto, tem um carisma intemporal. É única.

Até já Coimbra. 

www.youtube.com/watch?v=LqB8RAPC9QM

Resultado de imagem para monumentos de coimbra

 

—————

Voltar