Castro Verde...é a nova Reserva da Biosfera da UNESCO

14-06-2017 14:58

Resultado de imagem para castro verde reserva da biosfera

Saiu hoje a notícia de que o Concelho de Castro Verde, situado no Alentejo, no Distrito de Beja, integra, a partir de hoje, a rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Castro verde foi reconhecido hoje em Paris como "um ecossistema humanizado de alto valor natural". A candidatura, foi promovida pelo município de Castro Verde, pela Associação de Agricultores do Campo Branco e pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), tendo sido entregue na UNESCO em setembro de 2016.

De salientar que esta é a 11ª Reserva Portuguesa da Biosfera, a seguir às restantes 10 reservas classificadas anteriormente: Paul do Boquilobo, ilhas do Corvo, da Graciosa e das Flores e Fajãs de S. Jorge (Açores), Berlengas (Peniche), Santana (Madeira), as reservas transfronteiriças do Gerês - Xurés, da Meseta Ibérica e do Tejo/Tajo Internacional (Portugal/Espanha).

Castro Verde é um ecossistema "onde a compatibilização da atividade agrícola com a conservação da paisagem e da natureza se tem traduzido na manutenção da maior área da estepe cerealífera, criada por práticas centenárias de uma agricultura extensiva, que levou à formação de um riquíssimo mosaico de habitat", onde existem, entre outras espécies, aves como a abetarda, o sisão e o peneireiro-das-torres, frisa o município.

Parabéns Castro Verde. Parabéns Alentejo.


Contactos

Pieces of Moments