Porque a vida merece ser "degustada"


Casa a casa, vamos...cantar as Janeiras

05-01-2017 17:24

 

Resultado de imagem para janeiras em avenal e pereiroResultado de imagem para janeiras em avenal e pereiro

Vamos, vamos cantar as Janeiras...pois que hoje, se ainda não as cantou de 01 de Janeiro até agora, é noite de as cantar, já que amanhã é Dia de Reis.

Esta é uma antiga tradição que, em Portugal, se traduz em cantar músicas pelas ruas por grupos de pessoas (amigos ou vizinhos) anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo. Com ou sem instrumentos musicais ( pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.), lá vão eles cantar de porta em porta pela vizinhança.

Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc) e o repasto é dividido, comendo todos juntos aquilo que receberam. Hoje, por exemplo, a tradição torna a cumprir-se nas aldeias do Avenal e do Pereiro (Vilar, Cadaval), voltando-se a "Cantar e Pintar os Reis". São muitos os visitantes de dentro e de fora do concelho que se juntam à população local para participar numa celebração de origens ancestrais.

Em mais uma noite de “Cantar e Pintar dos Reis”, os tradicionais versos alusivos ao novo ano e aos proprietários das casas percorridas voltarão a ecoar pelas ruas das duas vizinhas aldeias, tal como manda a tradição, com maior ou menor improviso e muitas vezes cantados ao desafio, mas sempre com humor e boa disposição.

Os muitos participantes que anualmente aderem à celebração poderão, como sempre, reconfortar-se com as paragens para desfrutar das merendas oferecidas pelos moradores visados por quadras e pinturas.

Para além dos tradicionais cânticos, voltar-se-ão a inscrever em paredes e muros das casas da aldeia os símbolos tradicionais, que poucos saberão deslindar com exactidão, mas que representam, grosso modo, votos de bom ano e de prosperidade aos respectivos habitantes.

Amanhã, Dia de Reis, é também muito comum os Jardins de Infância e as Escolas levarem as crianças pelas ruas para cantarolarem as Janeiras. A pequenita cá de casa já trouxe ontem a letra para decorar (abaixo).

Uma tradição a não perder.

Então cantemos...

Cantar as Janeiras

Pelo Ano Novo

É manter bem vivas

Tradições do povo

Casa a casa vamos

Ao romper do dia

Cantar as Janeiras

com muita alegria

E quem nos recebe

Dá-nos um presente

e nós desejamos

Paz p'ra toda a gente

Resultado de imagem para janeiras em avenal e pereiro

 

 

—————

Voltar