Porque a vida merece ser "degustada"


As crianças, o raciocínio ético e moral...

02-04-2019 22:56

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Se queremos reverter a tendência crescente de ausência de valores nas crianças e jovens, há que equacionar o desenvolvimento de um raciocínio ético no pré-escolar, bem como no 1º e 2º ciclos. E como? Ora, hoje, 02 de Abril/19, comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil e aqui afirmo dizendo que o papel da literatura é fundamental na formação integral das pessoas. Para coexistirmos dignamente em sociedade, devemos cumprir com as ordens e valores vigentes, devemos agir em consciência do que é o bem e o mal e socializarmo-nos de forma ética e moral. E nisto, tem enorme relevância a questão da leitura, quer na construção da individualidade, quer na construção da cidadania.

O uso da literatura para crianças deve ser efetuado combinando a sua utilização como documento formativo e como objeto lúdico; não pode, nem deve, ser realizado com intuito meramente lúdico, nem somente formativo ou para ensinar a ler e a escrever. Desta forma, irá motivar o raciocínio ético, ensinar a pensar e a agir. Os livros modelam as crianças de hoje e os adultos de amanhã. Formam seres pensantes independentes, capazes de resolver conflitos autonomamente, capazes de reagir moralmente da melhor maneira.O contacto com obras e textos literários oferece às crianças a possibilidade de tomarem cosnciência de questões do quotidiano, dos direitos humanos, sociais e políticos, mas é necessário que os/as docentes trabalhem bem os respetivos textos.

A leitura é um meio para o desenvolvimento do ser humano. Os livros atuam sobre as crianças, quer pela sua presença, quer pela sua ausência.E, já agora, os pais e as mães deverão estar também conscientes de que selecionar e oferecer livros às crianças, é contribuir para a sua boa formação.

 

 

 

 

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