Ao ataque...soldados da imunidade

07-10-2016 15:20

Se é dos 'entas', se é do Outono, se é uma virose, não sei, o que sei é que comprei uma 'artilharia' de combate à baixa imunidade. Andam por aí aqueles sintomas esquisitos dos 'vómitos e diarreia' , que começam sempre nas escolas e que 'atacam' sempre lá em casa. Explicado está o ligeiro mau-estar que tenho vindo a sentir nos últimos dias, para além da tradicional inflamação da garganta. Tinha de ser. Bem-vindo Outono.

Decidi então desintoxicar e reforçar as defesas, preparando-me para as temperaturas mais baixas. Este processo baseia-se no consumo de alimentos mais ricos em antioxidantes, que ajudam o organismo a fazer uma “limpeza” e que reforçam o sistema imunitário. E. onde podemos encontrar estes antioxidantes?

Os antioxidantes mais poderosos, presentes nos alimentos são:

Vitamina A – presente na cenoura, batata-doce, salsa crua, gema de ovo, fígado, manga e tomate. 

Vitamina C – frutas e legumes, especialmente citrinos (limão, laranja, toranja, tangerina, clementina), kiwi e morango.

Vitamina E – presente em óleos (como o azeite), cremes vegetais, frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, amendoins) e sementes (sésamo, girassol, cânhamo).

Carotenóides (pró-vitamina A) – encontram-se em frutos e produtos hortícolas. O betacaroteno, por exemplo, encontra-se na batata-doce e em hortícolas com cor amarela/laranja (abóbora, cenoura, papaia, manga) e nos frutos vermelhos (amoras, framboesas, morangos).

Polifenóis – presentes numa grande variedade de alimentos, como hortícolas e fruta, alguns juntamente com os carotenóides, como é o caso da soja e produtos derivados, cacau, vinho tinto, chás e infusões (principalmente chá verde).

Ao ataque, meus soldados.


Contactos

Pieces of Moments