Porque a vida merece ser "degustada"


5ª feira da Espiga...

30-05-2019 23:45

Resultado de imagem para dia da espiga

30 de Maio de 2019, hoje foi 5ª feira da Espiga ou 5ª feira da Ascensão e eu não preparei o meu raminho...a memória, no entanto, levou-me até aos tempos da Escola Primária em que íamos com a professora apanhar a espiga e vínhamos felizes com o raminho na mão. Tão bom...mas, mudaram-se os tempos, mudaram-se os hábitos. A vontade, essa, ficou na memória do coração. Caros professores e professoras primárias, retomem a tradição e levem as crianças a preparar os seus raminhos.

Celebra-se um ciclo de 40 dias a seguir à Páscoa e o povo segue a crença que a espiga apanhada na quinta-feira da Ascensão proporciona felicidade e abundância no lar. Aliás, a espiga de trigo, propriamente dita, representa a abundância de pão, o ramo de oliveira simboliza a paz, as flores amarelas e brancas respectivamente o ouro e a prata que significam a fartura e a prosperidade.

Hoje, foi 5ª feira da Espiga e eu não apanhei o meu raminho...

 

—————

Voltar