Porque a vida merece ser "degustada"


A corrente sagrada das boas notícias...

23-05-2017 15:08

Resultado de imagem para dia da comunicação social 2017

Em cada dia e desde há imenso tempo - infelizmente - que as redes sociais, que os canais televisivos, que os jornais nos "inundam" de más notícias, que o "peso" das más em relação às boas, é superior, tendo em conta a reação das audiências que tendem a subir sempre que existe um escândalo, um roubo, um assassinato. Lembro-me de em criança e em adolescente gostar de assistir ao telejornal pois tinha um caráter informativo, transmitindo-nos notícias interessantes sobre o que se passava no mundo e no nosso país. Hoje, fujo de ver, pois na maioria das vezes fico maldisposta e afetada. Prefiro ver os títulos pela net e fazer uma triagem do que me importa, do que me faz bem, do que me "toca" e evitar a multiplicação de um mal estar generalizado. Daí o meu Blog Pieces of Moments ser um espaço que criei no sentido de disseminar um pouco de "cor" num mundo tão cinzento e negativo.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é já no próximo 28 de Maio/17 , tendo ontem sido transmitida a mensagem do Papa Francisco para a celebração desse dia, no auditório da Rádio Renascença, em Lisboa, às 16h00. A mensagem do Papa, que tem por tema “Comunicar a esperança e a confiança no nosso tempo”, desafia os media e os jornalistas de todo o mundo a passar de uma lógica de “notícias más” para uma da “boa notícia”, rejeitando o sensacionalismo e a exploração dos dramas humanos.

“Creio que há necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e travar a espiral do medo, resultante do hábito de fixar a atenção nas ‘notícias más’ (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de falhanço nas vicissitudes humanas)”, refere o Papa na mensagem para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Também penso assim. O mundo precisa de acalmar os estados de espírito, precisa de esperança, de confiança, de criar harmonia. Que se trave a vaga de desgraças no mundo, que se faça um trabalho cerrado na luta e prevenção contra as barbáries mas que se evite o mediatismo. Precisamos de paz. Que assim seja.

 

—————

Voltar