Porque a vida merece ser "degustada"


A Brasileira...dos melhores cafés históricos da Europa!

17-05-2017 16:36

Resultado de imagem para café a brasileira lisboa

Inaugurada em 1905, situada na Rua Garrett em Lisboa e frequentada pelo nosso grande poeta Fernando Pessoa, a Brasileira - também conhecida como a Brasileira do Chiado - foi indicada pelo The Telegraph como um dos melhores cafés históricos da Europa.

A Brasileira do Chiado vendia o "genuíno café do Brasil", produto muito pouco apreciado ou até evitado pelas donas de casa lisboetas naquela época. O estabelecimento foi fundado por Adriano Soares Teles que emigrou muito novo para o Brasil e que, regressado a Portugal no início do séc. XX, de lá trouxe a ideia de uma rede de pontos de venda do café que produzia e importava do Brasil: as famosas "Brasileiras".

Mas, Adriano Soares era também um homem de cultura e na Brasileira decorreram várias tertúlias intelectuais, artísticas e literárias, tendo passado por lá vários artistas e escritores.

Com toda a importância que teve na vida cultural do país, a Brasileira do Chiado mantém uma identidade muito própria, quer pela especificidade da sua decoração, quer pela simbologia que representa por se encontrar ligada a círculos de intelectuais, escritores e artistas de renome como Fernando Pessoa ou Almada Negreiros. A assiduidade de Fernando Pessoa motivou inclusivamente a inauguração, nos anos de 1980, de uma estátua em bronze, representando o escritor sentado à mesa na esplanada do café.

Tem todo o mérito para ser um dos melhores cafés históricos da Europa. PARABÉNS.

Imagem relacionada

—————

Voltar